A DOÇURA DA OBEDIÊNCIA


    As águas de  Mara  seguiram-se  a   Páscoa,  esta  verdadeiro símbolo da salvação. Sob o  cruel   cativeiro  do  Faraó,   os filhos de Israel viveram como   escravos  no  Egito  por  400 anos. (O Egito serve como tipo do mundo; Faraó, como  figura de Satanás.) Quando o  anjo  da  morte   passou  pelo  Egito, matando  todo  primogênito  do   sexo  masculino,   livrou  as habitações onde viu o sangue do cordeiro  no  batente.  Isto prefigura nossa salvação:   vivendo   no  mundo,   escravos  do pecado, sob o  domínio  de   Satanás,   encontramos  liberdade através do sangue de Jesus aplicado pela fé  no  batente  do nosso coração. Passamos, assim, da morte para a   vida  (João 5.24).
Se a Páscoa havia passado, o lenho não  podia  simbolizar   a cruz salvação. Se o lenho representava a cruz, examinemos  o seu significado na vida do crente. A  cruz  ocupa  lugar  de preeminência, pois e aqui que todo crente  deve  viver.  Foi isto que Jesus quis dizer ao afirmar: "Se  alguém  quer  vir apos mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me" (Lucas 9.23). A cruz deve ser lugar de crucificação diária, para que você não viva independente dEle.
Qual a lição de Mara? Não será que,   mesmo  como  filhos   de Deus, enfrentaremos situações difíceis - provas? Todavia,   o amargo pode tornar-se doce e agradável mediante o madeiro, o lugar da crucificação. Ali deixo a cruz fazer o  seu  efeito sobre a minha vida, enquanto morro para minha vontade.

Quantas vezes você já se viu perdendo a calma, dando lugar a ira, sentindo sua fé pequenina e deixando brotar  um  amargo em seu coração? O amargo poderia ter sido doce se você tivesse  dito,   pela fé: "Senhor, embora o que  estejam  fazendo  seja  errado  e difícil de  aceitar,   não  reagirei  de  acordo  com  o  meu temperamento. Escolho tomar a minha cruz e seguir-te - andar como andarias". E doce à obediência. Ela não nos permite transbordar  o  fel da desobediência.


(Paulo Roberto Barbosa)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As Três Vontades de Deus

A ENTRADA DA IGREJA NOS CÉUS

OS 03 ELEMENTOS BÁSICOS PARA A SALVAÇÃO