O Homem

E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.




O ser humano é tripartido. Todo homem é espírito alma e corpo. O corpo é diferente da alma e a alma é diferente do espírito.  (diferente do Espírito Santo)


Ø O homem é um espírito que tem uma alma e habita num corpo.

·      Espírito humano: Ponto de contato com Deus. É através do meu espírito que tenho consciência de Deus e me relaciono com Ele. Deus é Espírito e só podemos perceber Deus no espírito.  (Ef 2:22  Jo 4:24)

·      Alma:  É tudo que o homem é. Sua personalidade. Seu ego. É o mundo dos pensamentos, sentimentos e decisões. A alma está entre o espírito e o corpo. Pertence aos dois. Está ligada ao mundo espiritual através do espírito e ao mundo material através do corpo. Através da alma tenho consciência de mim mesmo.
        
         Áreas da alma
·      Mente   :  Sede da alma,  intelecto, pensamentos, raciocínios, memória.
·      Vontade        :  Instrumento para tomar decisões. Poder para escolher.
·      Emoções        : Instrumento para  expressar  nossos sentimentos, gostos, simpatias, alegrias, tristezas, amor, ódio, etc.

Ø A alma do homem é singular

·      Corpo: Minha forma visível. Com ele me relaciono com o mundo exterior.

(ex.: Os cinco sentidos, fala, audição, visão, olfato, tato.)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As Três Vontades de Deus

A ENTRADA DA IGREJA NOS CÉUS

OS 03 ELEMENTOS BÁSICOS PARA A SALVAÇÃO