Buscando Motivos para Comunicar-se bem
Ninguém gosta de desperdiçar tempo,
dinheiro e energia. Se Não estiver muito claro o que temos a ganhar aprimorando
as comunicações, a tendência é nos acomodar. Avaliar o que se realizará a mais
e criar estratégias para fortalecer a comunicação são primordiais para o
aprofundamento da interação humana e melhores resultados na vida empresarial.
Sabe o que você tem a ganhar melhorando as suas
comunicações?
Autoconhecimento
Imagine uma pessoa que vive isolada, sem contato freqüente
com outras. Ela se conhece? Tem domínio e consciência de seus atos e o que eles
representam para os outros? É impossível. O autoconhecimento está diretamente
associado aos múltiplos relacionamentos que fazem parte do nosso dia-a-dia, não
apenas interpessoais, mas toda a leitura que fazemos do mundo. À medida que
expandimos nossas comunicações e compartilhamos informação, as pessoas passam a
ter opiniões sobre nós e dessa forma recebemos o feedback, um elemento essencial na construção do autoconhecimento.
Autoconfiança
A autoconfiança é diretamente proporcional ao grau de
conhecimento sobre nós mesmos. Se um comunicador reconhece seus pontos fortes e
fracos, poderá direcionar melhor suas ações e criar relações mais harmoniosas
com os interlocutores.
Liderança
Durante muito tempo, a liderança foi exercida com base em
conceitos rígidos, estruturas hierárquicas definidas, e não havia muito espaço
para diálogos e refutações. Atualmente, isso mudou. A liderança não é mais
imposta, mas conquistada e compartilhada. Para ser líder é preciso demonstrar
os próprios pontos de vista e as próprias habilidades e, ao fazê-lo, usar ao
máximo os recursos e técnicas que a comunicação oferece.
Através da boa comunicação os talentos individuais afloram e
geram líderes com competência técnica e interpessoal para realizar o trabalho
em equipe necessário ao fortalecimento e à prosperidade dos negócios.
Compreender isso faz o homem atuar como comunicador no seu
espaço organizacional. A partir daí ele criará um clima de sinergia entre os
membros da equipe, de modo que a transmissão da mensagem passe a ser o
ponto-chave do sucesso empresarial.
A comunicação não é um fim em si mesma, mas um meio para
alcançar resultados positivos para o profissional e para a empresa.
Oportunidades profissionais
Muita gente conhece profundamente um determinado assunto,
mas não consegue transmiti-lo. Guarda as informações para si e permanece
estagnada. Profissionalmente, é importante que os outros saibam que você sabe,
percebam o seu potencial e a utilidade do seu conhecimento. A comunicação é a
única possibilidade de isso ocorrer, por isso a necessidade de investir no
marketing pessoal. Na era do capital intelectual, compartilhar o conhecimento é
um diferencial competitivo. Faça das suas comunicações um investimento
lucrativo!
Criatividade
As pessoas mais abertas às comunicações provavelmente têm
mais condições de resolver problemas. Porque a criatividade depende muito da
liberdade com que você estabelece novas relações e conexões entre os fatos. Se
não temos interesse em diversificar nossa cultura, permanecemos estagnados.
Identificar os novos encadeamentos em áreas diversificadas é um dos melhores
exercícios para as comunicações e a criatividade.
Flexibilidade nas relações
interpessoais
Quando aprimoramos as nossas comunicações, desenvolvemos a
capacidade de filtrar as informações e detectar as que não são importantes.
Assim podemos fazer uma leitura mais precisa das pessoas e aumentar a nossa
capacidade de estabelecer relacionamentos. Quanto mais aceitarmos que as
relações não são e nem podem ser matemáticas, mais flexíveis e compreensivos
seremos.
Vitória sobre os desafios
Através das comunicações enfrentamos os desafios com mais
entusiasmo, porque nossos horizontes se abrem e contamos com mais
possibilidades diante dos obstáculos. Além disso, podemos visualizar
antecipadamente as etapas a ser cumpridas para atingir um objetivo.
Compreender a dimensão do processo comunicativo é um dos
caminhos para entender a magia da essência humana. O mundo ecoa as comunicações
que estabelecemos com os nossos semelhantes, sejam elas pessoal ou
profissional. Somos o meio e produto dessas relações.
Investigar como revestimos e expressamos os pensamentos nos
permite conhecer as várias facetas da nossa personalidade e como elas atuam nos
vários grupos sociais. É um mapa necessário, a orientação para um mergulho interior e uma aprendizagem
desafiadora, essenciais para nos tornar melhores seres humanos!
Comentários
Postar um comentário