Abrão / Abraão

Quem era Abrão? Porque teve Abrão seu nome mudado por Deus para Abraão? Abraão tornou-se um marco na vida de muitos estudiosos da Bíblia.

A bíblia reserva em Gênesis apenas dois capítulos para a história da criação do cosmo ou a reorganização do estado caótico; um capítulo para a queda do homem, mas reserva treze capítulos só em Gênesis para a história de Abraão, sem levarmos em conta que ele também é citado em outros dois capítulos de Gênesis e em quase toda a bíblia, quer no Antigo Testamento como no Novo Testamento.

Abrão teve o seu nome mudado por Deus por um simples motivo, o nome representava tudo o que a própria pessoa era e significava na sociedade, nos tempos bíblicos o nome era tão importante como a pessoa, seu nome designava o seu futuro, apagar o nome de alguém era a mesma coisa que matá-lo; assim sendo Deus queria fazer de Abrão [pai enaltecido], Abraão [pai de uma multidão], Abrão se dominava, Abraão dependia de Deus única e exclusivamente; Abrão tinha o pai como líder, Abraão tinha Deus que era o Todo-Poderoso, Abrão não tinha filho, mas Abraão viria a ser uma grande e poderosa nação, ser Abrão é ser auto-suficiente, ser Abraão é ser totalmente dependente de Deus.

Abraão é lembrado em três das maiores religiões do mundo de então: Judaísmo, Cristianismo e Islamismo. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As Três Vontades de Deus

A ENTRADA DA IGREJA NOS CÉUS

OS 03 ELEMENTOS BÁSICOS PARA A SALVAÇÃO