Dicas para cuidar da voz




Existem alguns cuidados que devemos ter para preservar o nosso instrumento. Vamos listar abaixo algumas maneiras para cuidar da nossa voz:

  • Não gritar, falar muito ou cochichar. Muitas pessoas acham que se cochicharem ao invés de falar alto, estarão preservando a voz. Isso é um grande engano, pois quando cochichamos, submetemos nossas cordas vocais a um grande esforço, provocando muitas vezes um desgaste maior do que se conversarmos normalmente.
  • Evitar ambientes muito secos. O uso constante de ar condicionado provoca o ressecamento das cordas vocais. Com isso, a voz é produzida com muito mais esforço e tensão.
  • Não tome remédios sem indicação médica. Muitas vezes, ao primeiro sinal de rouquidão, dor ou inflamação na garganta, tomamos o primeiro remédio que algum amigo indica. Pastilhas, balas e sprays apenas "mascaram" a dor, podendo esconder um problema mais sério. Ao primeiro sinal de dor na garganta ou rouquidão por mais de uma semana, procure um otorrinolaringologista de sua confiança.
  • Beba bastante água. As cordas vocais devem estar sempre hidratadas. Beba pelo menos, dois litros de água por dia. Quanto à temperatura, prefira sempre água natural, pois se estiver muito gelada, poderá causar irritação, além de diminuir a elasticidade das cordas vocais.
  • Nunca cante doente! Lembre-se que não cantamos só com a garganta, cantamos com todo o corpo. Quando cantamos, há um esforço natural e com isso, gastamos energia. Espere estar totalmente recuperado para voltar a cantar.
  • Alergia. No caso de ser alérgico, procure evitar pó, mofo e cheiros muito fortes. Procure um otorrinolaringologista e faça um tratamento para alergia. Siga corretamente as orientações médicas para que assim você consiga evitar crises alérgicas, ou pelo menos, diminuir a freqüência com que elas ocorrem. Se tiver que cantar em crise, você poderá sentir dificuldade nas notas mais agudas e terá uma menor agilidade vocal.
  • Coma maçã! A maçã possui propriedades adstringentes que auxiliam na limpeza da boca e da faringe, o que favorece uma voz com melhor ressonância.
  • Use roupas confortáveis. Quando for cantar, evite usar roupas apertadas, principalmente na região do pescoço e cintura, pois isso irá dificultar sua respiração. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As Três Vontades de Deus

A ENTRADA DA IGREJA NOS CÉUS

OS 03 ELEMENTOS BÁSICOS PARA A SALVAÇÃO