Hipônimos e hiperônimos


Uma relação de significado muito importante para a construção de textos é a que se estabelece entre hiperônimos e hipônimos. 
Hiperônimo é uma palavra cujo significado é mais abrangente do que o de seu hipônimo. É o que acontece, por exemplo, com as palavras veículo e carro - veículo é hiperônimo de carro porque em seu significado está contido o significado de carro ao lado do significado de outras palavras como carroça, trem, caminhão. Carro é um hipônimo de veículo. A relação entre hipônimos e hiperônimos é muito útil para a retomada de elementos textuais: 

Há muito tempo planejavam derrubar aquele ipê. A velha árvore parecia perturbar os administradores municipais. 
Proteja o lobo-guará. É um animal que corre risco de extinção. 

São hiperônimos importantes palavras de sentido genérico como coisa, fato, acontecimento, fenômeno, pessoa, ser, bastante freqüentes nos mecanismos de retomada de elementos textuais. Seu uso, entretanto, deve ser limitado a essa função, pois elas carecem da precisão característica dos hipônimos: 

A ampliação da pobreza compromete a estabilidade social do país e é um fato que não pode ser omitido em qualquer proposta séria de planejamento governamental.

A troca de insultos e sopapos entre os deputados ganhou destaque nos jornais. O acontecimento foi recriminado em vários editoriais. 

Comentários

  1. É Joaquim muito legal seu blog, e essa postagem super interessante aprendi, continua assim brother eu agradeço... Um forte abraço! Eudes Ferreira.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

As Três Vontades de Deus

A ENTRADA DA IGREJA NOS CÉUS

OS 03 ELEMENTOS BÁSICOS PARA A SALVAÇÃO