Significado do AMÉM
1) Amém é o ato de concordar com Deus
a) Quando a palavra de Deus faz
referência ao nosso pecado. A mulher dizia "Amém, Amém", concordando
com o castigo de Deus, no caso de ser culpada (Nm 5.22).
b) O povo devia responder "Amém'',
quando Deus pronunciava a maldição sobre os que pecavam (Dt 27, doze vezes).
c) Diante da mensagem de Deus convidando
o povo para a conversão e o perdão (Jr 11.5).
2) Amém é a manifestação de alegria
pela obra do Senhor
a) Quando Davi louvou a Deus por ter
trazido a arca para Jerusalém, e compôs um cântico de ação de graças, todo o
povo disse: "Amém", e louvou ao Senhor (1 Cr 16.36).
b) Quando Esdras leu o livro da Lei e
ensinou ao povo os caminhos de Deus, louvou ao Senhor, e todo o povo respondeu:
"Amém, Amém!" (Ne 8.6).
3) Amém é demonstração de amor
fraternal e cultivo da união do povo de Deus
a)
no tempo dos apóstolos era costume os crentes dizerem Amém, acompanhando
as orações dos irmãos (1 Co 14.16).
b) Quando Neemias aconselhava o povo a
deixar o pecado e reformar a sua vida espiritual, toda a congregação respondeu:
"Amém!" (Ne 5.13).
4) Amém é Jesus Cristo (Ap 3.14)
Na carta dirigida a Laodicéia, a igreja
rejeitada por Deus, Ele é o Amém, o Fiel e Verdadeiro (Ap 19.11), que reprova
os que não andam conforme seu ensino, mas dá uma oportunidade a quem quiser
abrir a porta do coração. Quem abrir terá comunhão com Ele, “com ele cearei e
ele comigo", e se sentará com Ele no trono para reinar (vv 20,21).
Amém quer dizer verdade. Jesus cristo é a verdade (Jo 14.6). Amém quer
dizer assim seja. Jesus Cristo é quem tem o poder de ordenar as coisas e
realizá-las.
AMÉM é diferente de Aleluia, porque aparece mais de setenta
vezes em toda a Bíblia. Vem nos livros da Lei, nos Profetas, nos históricos,
nos Salmos, nos Evangelhos, nas epístolas e no Apocalipse. O livro onde está
maior número de vezes é Deuteronômio, com doze, depois Apocalipse com dez; Amém
quer dizer: "assim seja", tem o valor duma oração ou sentença
optativa. Seu emprego em geral é uma exclamação de apoio, é interjeição. Na
língua hebraica tem o sentido de "verdade", ou "verdadeiramente".
Vem com este significado no começo da frase, como foi empregado por Jesus no
Evangelho de João: "Em verdade, em verdade vos digo..." (Jo 1.51;
5.24; 6.32,47). No hebraico e no grego é: "Amém, Amém..."
Também é usado o Amém como substantivo:
"como dirá., .o amém sobre a tua ação de graças...?"(1 Co 14.16) e é
nome próprio, porque é um título de Jesus Cristo, significando o verdadeiro,”isto
diz o Amém" (Ap 3.14). Com este sentido, só o Apocalipse usa.
No final de quase todos os livros do Novo
Testamento, vem o Amém. Só não há em Atos, Tiago e 3 João, nem no conteúdo, nem
no fim. Concluindo cada livro, o autor incluía o Amém, querendo dizer: "isto
é verdade" e "seja cumprido o que foi dito aqui". Amém:
verdade e assim seja.
Julgamos poder entender sua ausência no
final de Atos e Tiago. O primeiro é a história da Igreja vivendo o Evangelho e
evangelizando o mundo. A história em Atos não terminou. Seu final mostra Paulo
durante dois anos detido, num quarto que alugou, pregando a todos (Atos 28.31).
Não diz como e quando saiu dali. É incompleta, porque a obra da evangelização
ainda não terminou. Só pode levar o Amém quando Jesus vier.
Tiago trata do cristianismo prático,
mostra que não tem vida uma religião de palavras, dizer que crê em Deus. O
crente tem de viver sua fé, praticar as boas obras para glorificar a Deus, até
a vinda do
Senhor. Se esta missão ainda não chegou ao fim, ainda não pode ter o amém.
Sobre 3 de João, confessamos que nunca
encontramos explicação. As outras epístolas todas, de Romanos a Judas (exceto
Tiago como foi dito), dirigidas às Igrejas, aos crentes em geral, ou a
indivíduos, concluem o Amém. Não sabemos porque João deixou de colocá-lo, tendo
colocado nas duas primeiras e no Apocalipse. Se algum irmão encontrar a razão
disto, gostaríamos que nos comunicasse para sabermos também.
FONTE: Melo, Joel Leitão de, 1909 - Sombras, tipos e
mistérios da Bíblia.
Rio de Janeiro, CPAD, 1989.
Olá, eu não sei muito bem se eu teria uma verdadeira explicação sobre o motivo de não ter um amém em 3 João, afinal ele colocou nos dois primeiros livros. Bem, primeiramente é nítido que João estava escrevendo uma carta pra alguém, de nome Gaio. Homem do quão era muito generoso e costumava ajudar "estrangeiros", no caso os mensageiros e homens de Deus. João admirava isso nele, por ele ser um homem tão gentil e que tava apoio aos profetas. Era de fato uma carta pra Gaio. Do qual ele termina dizendo que queria escrever muitas coisas porém não queria falar escrevendo com tinta e pena. Ele tinha esperança de ainda ver Gaio fase a fase. Enfim, aquela carta não tinha um fim de fato. Ainda tinha muito o que ser dito, por isso eu acredito que não teve o amém.
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