O Líder e a Humildade

Humildade é uma característica que o próprio Cristo demonstrou e com isso Ele esperava que os seus seguidores a possuíssem também. Ela traz serenidade e equilíbrio ao líder. Um dos grandes exemplos de humildade demonstrado por Cristo foi no lavar dos pés dos discípulos (Jo 13.1-11). Ele não se importou em se rebaixar perante. Deu o exemplo.
O líder deve ser um servo, deve ir de encontro às necessidades dos liderados. Meio para se cultivar a humildade: Cristo deve ser o Senhor de nossas vidas. Ele deve viver em nós. Entronizando a Cristo em nosso coração iremos obedecê-lo. Cristo ensinou a seus discípulos a simplicidade e a humildade de uma vida de oração. Temos nas Escrituras Sagradas um princípio que rege que a nossa força é aperfeiçoada na fraqueza (2Co 12.9,10). O líder deve estar disposto a reconhecer a sua fraqueza. Fazendo assim, estará exercitando a humildade e com isso, Deus poderá auxiliá-lo de forma mais precisa, pois este líder reconhece que por si só não tem a capacidade de resolução. O líder que não agir dessa maneira ficará mais e mais enfraquecido, porque estará dependendo de si mesmo, não estará seguindo o exemplo do Mestre, quanto menos agradará
o Senhor.

Muitas vezes, o líder é criticado por não fazer isso, ou aquilo; a maneira com que o líder deve reagir mediante tais críticas é essencial. Uma atitude de humildade geralmente faz com que essas críticas sejam para crescimento do líder. A sua humildade em admitir os seus erros, geralmente capacita os demais em admitir os seus também. Aquele que é humilde está livre do temível orgulho, bem como da arrogância. É uma pessoa prestativa, porque não se coloca como auto-suficiente, sabe que não pode confiar em si mesmo. No entanto, a pessoa humilde sabe quais são suas qualidades, seus dons, seus talentos. Ser humilde faz com que nos coloquemos em lugar inferior ao que mereço.
“A humildade é importante para o líder porque as pessoas seguem mais entusiasticamente aquele cuja motivação não é servir-se a si mesmo. Se todos os outros fatores forem iguais, o líder humilde está mais perto de alcançar seus objetivos. Por quê? Porque seu objetivo é beneficiar a todo o grupo, e não o seu engrandecimento pessoal. A alegria do líder humilde provém de ver o grupo caminhar no sentido de atender às reais necessidades do grupo. a liderança que não possui essa qualidade, essa expressão de amor, inevitavelmente perde acredibilidade”

Retirado do livro: PRINCÍPIOS PARA UMA BOA LIDERANÇA do PR. CLEVERSON DE ABREU FARIA

Comentários

  1. Muitos líderes iniciam suas atividades com muito ardor, devoção e sinceridade, mas com o decorrer do tempo, impressionados com a própria grandeza de sua posição, transformam sua atitude e começam a abandonar sua sinceridade original.
    Esses são os líderes que ninguém se atreve a atravessar em seu caminho ou sequer ousa duvidar de sua autoridade. Isso ocorreu com muitos líderes da antigüidade e, infelizmente, tem ocorrido com inúmeros líderes da atualidade.

    Com muita freqüência encontramos em nossos dias homens e mulheres que começaram a trilhar O Caminho com humildade e devoção, mas que, tomados pela vaidade do poder, passaram a dirigir suas vida com orgulho e arrogância.

    O verdadeiro líder não é aquele que anda de cabeça baixa e voz mansa aparentando submissão e humildade como fazem alguns.
    Mas é aquele que, assim como Shaul Hashaliach não dão motivo de escândalo em coisa alguma, vivendo para servir, pois o próprio Filho do D-us não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

QUILOMBOS E REVOLTAS ESCRAVAS NO BRASIL

A ENTRADA DA IGREJA NOS CÉUS

Como um arco íris